sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Entrevista com Laudz




Laudz, muito obrigado por separar um pouco do seu tempo pra responder nossas perguntas. É de grande valor ter um dos principais beatmakers do país no nosso blog.

Laudz: Eu que agradeço o convite, é uma imensa satisfação pra mim estar chegando com vocês no blog. Muito obrigado.


- Laudz, é evidente o progresso de Curitiba no cenário rap nacional nos últimos anos. Mc’s e principalmente produtores com trabalhos de muita qualidade. Ao que se deve isso?

Laudz: Bom, isso se deve ao ótimo trabalho que sempre foi feito aqui, principalmente a quem "colocou" a cidade no mapa, que não foram poucos, mas em relação aos beats deve-se muito ao Dario, Nel, Nave, Cabes e muito mais pessoas que tem uma longa trajetória aqui na cidade, e fez com que o trabalho feito aqui se espalhasse por todo o país, e pelo mundo.

- Hoje em dia o acesso a um computador e softwares é fácil, todo dia surgem novos beatmakers graças a essa facilidade. O que você vê de conseqüência nisso?

Laudz: Bom, não posso reclamar, pois se não fosse isso eu não estaria aqui, e acho que não tem quase nenhum ponto negativo, apenas o de quem acha que fazer beats é uma diversão e faz isso só por fazer, sem nenhum compromisso, só pra aparecer, creio eu.

- Você usa muito mais instrumentos virtuais do que sample, certo? Quais as diferenças entre essas duas técnicas na criação de um instrumental?

Laudz: A diferença é a criatividade. Tocando posso explorar mais, fazer exatamente o que eu quiser, já com o sample fico meio limitado a ele. Mas também pode-se explorar muito. Também uso samples, mas hoje em dia é bem difícil. Gosto muito de tocar, mesmo não sabendo, rss.


- Quantos anos você tem hoje e com qual idade começou a montar bases pra rap? Quais eram as ferramentas nesse início?

Laudz: Tenho 19 anos. Comecei no finalzinho dos 14, início dos 15, no início era apenas um computador bem antigo, e o FL, que uso até hoje.

- Esse ano seu trabalho chegou até os ouvidos do grande Dr. Dre. Nos conte qual foi a sensação e como aconteceu isso.

Laudz: Cara, não tem muito o que falar, simplesmente incrível. O que aconteceu foi que conheci o Tito Lopez, e ele gravou o primeiro single de trabalho dele em um beat meu, e ele é um artista em que o Dre está apostando, e pelo fato de ser o single, ele foi gravar essa música junto ao Dre no estúdio, que foi quando aconteceu isso, e que melhor ainda, ele disse que Dre gostou muito de outras produções minhas, ai é pra acabar, rsssss.

- O que você acha das fontes de Sample? Faz diferença de alguma forma extrair o áudio de um vinil por exemplo? Existe um valor cultural histórico nisso?

Laudz: Sem dúvida! Isso é muito importante e indiscutível. A sonoridade do vinyl é algo incomparável, e o valor histórico também né, que é como é feito desde o início, e nunca vai se acabar, apenas soma com as novas tecnologias.

- Que beatmaker você acha inovador na arte de cortar samples? E o que acha dos Samples em bloco, aqueles que usam um grande trecho da música original quase sem alterações?

Laudz: Aqui no Brasil, na minha opinião Renan Samam e Nave são os reis nisso. De fora o M-Phazes, Premier e J Dilla sao meus favoritos nesse aspecto. Quanto aos grandes trechos das músicas, não sou fã disso.

- Alguns músicos questionam a legitimidade do Sample como composição. Sample é uma composição? É uma criação musical?

Laudz: Sem dúvida! Pois o fato de você reconstruir a música é muito loco! E sem duvidas é uma composição. Apesar de alguns artistas não entenderem, é uma grande arte, e é sim uma composição.

- Na produção de Rap, que Beatmakers brasileiros se destacam hoje?

Laudz: Renan Samam, Nave, Dario, Casp, Jhow Produz, Skeeter, Coyote Beats, Scott são meus favoritos hoje em dia.

- Instrumentalmente falando, pra onde você acha que caminhará o Rap? Pra um lado cada vez mais eletrônico e virtual ou os instrumentos orgânicos vão fazer a vez no Futuro?

Laudz: Cara, não faço idéia. Cada dia surge coisa nova, creio que é algo que nao podemos imaginar, espero que seja pra um lado bom, rss.

- Você lançou há pouco tempo seu álbum, o que mais tem pra vir por aí?

Laudz: Lancei dia 26/06 meu album instrumental chamado Rollin With Da Best, e várias produções minhas que irão sair em discos no decorrer do ano, também tenho 2 trabalhos sendo feitos com mcs daqui, Bigue e Nairobi.


- Fique à vontade pras considerações finais.

Laudz: Agradeço a vocês pelo espaço, e a todos que correm comigo e me ajudam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário